Local do Parque da Represa em VinhedoFez um dia de sol no último feriado e decidimos fazer um picnic num belo lago que descobrimos numa outra viagem, em Vinhedo.
Enchemos o isopor com frutas e água e caimos na estrada. É um parque municipal chamado Represa II que tem pedalinho e barco de passeio, e a vista do outro lado da água é um morro de selva preservada.
Caminhando para o leste há um lago menor, pouco visitado e foi muito agradável sentar lá e ver a revoada de pássaros.
Havia uma casa abandonada depois do lago e decidimos ir ver, atravessando uma picada no meio do mato. Parecia ser uma velha casa de fazenda, com curral etc, mas caindo aos pedaços.
Encontrei no chão umas gordas vagens de jatobá que não exitei em abrir para comer. É uma fruta intrigante: sua polpa é verde, envolve os caroços e é totalmente seco ao ponto de parecer um pó, que quando colocado na boca forma uma massa que gruda. É como comer farinha, só que de sabor perfumado e doce.
Na volta para o lago principal havia um bosque onde macacos do tamanho de esquilos eram alimentados pelos biscoitos e picolés das crianças. Ofereci jatobá, mas nem deram bola.
Foi um passeio muito agradável que se pode encaixar numa tarde, incluindo a ida e volta para São Paulo.